mondelingegeskiedenis.blogspot.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COTIDIANO

Por: Alexandre Mendes



Ah! Claro! Eu me lembro desse dia! Foi quando eu mandei bater essa fotografia, no salão da casa grande. Sou eu, mais os meus pretos de confiança.
Tudo isso, somente, por causa dos abolicionistas. Aqueles malditos republicanos pressionavam a libertação efetiva, dos escravos.
   Eu queria, com essa fotografia, mostrar para eles que a escravidão não era tão ruim, assim. Mas foi em vão. Eles libertaram todos os pretos, enfraquecendo os meus lucros.
Embora, hoje, eu tenha os italianos trabalhando para mim, posso afirmar que não é mais tão lucrativo quanto antes.
Os pretos da foto, ainda trabalham para mim. Mas agora usam sapato. Eu pago umas moedinhas por mês, para eles trabalharem satisfeitos.



2 comentários:

  1. Triste, desumana e monstruosa foi a escravidão. Como que existiram pessoas no mundo que julgaram o valor da pessoa pela cor da pele e não pelo o que ela é em essência? Como que existiram pessoas que foram capazes de atos atrozes contra aqueles que tinham uma cor diferente? Ah, ora! Falo isso como se hoje não houvesse essa ignorância cruel... Hoje em dia o racismo ainda existe, apesar de tantas vezes ser dissimulado... Como Marthin Luther King, sonho com o dia que o valor da pessoa estará em seu caráter e não pela cor da pele ou pelo que aparenta.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário