mondelingegeskiedenis.blogspot.com

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sol e Lágrimas - Cap. XIX


Por: Alexandre Mendes



   Desceram a colina, depressão abaixo, na direção de uma casa feita de tijolo queimado e telha de amianto. Antes de chegaram até a porta, guardaram as armas nas cinturas. Um cachorro surgiu dos fundos da casa, latindo no pé do cavalo. Antes que Odimar pudesse bater na porta, ela foi aberta, com o escândalo do vira lata. Um homem de barba negra e comprida atendeu a porta.

- Pois, não. – Disse o homem, estalando os dentes. Parecia ter algum tipo de resto de comida, agarrado entre eles. – Silêncio! Catucha!

- Boa tarde. Nós estamos andando pela mata, há muitas horas. Estamos morrendo de sede e, essa senhora, quer dizer, a minha mãe foi mordida por uma cobra coral. Precisamos de ajuda.

- O hospital público fica há quinze minutos daqui. Vou pegar água pra vocês. Depois, eu os guio até lá.

- Muito obrigado, meu amigo! – Agradeceu Alcebíades, enquanto verificava a febre de Nonó.

Mataram a sede com aquela água tratada e estranharam o sabor de cloro.

Acompanharam o homem pelas ruas de paralelepípedo. As calçadas eram bem estreitas e, em alguns trechos, eram obstruídas por tufos de matos. O vai e vem de cavalos e seus donos era, frequentemente, interrompido pelos caminhões de placas longínquas.

Os casebres se amontoavam, lado a lado. O comércio local era constituído por pequenos armarinhos, com todo tipo de bugiganga disponível e botecos, com grandes prateleiras de tábua, repletas de garrafas de cachaça e seus consumidores.

O homem apontou para o fim da rua. – Vejam! Podem desamarrar a senhora que já chegamos!

Contemplaram a pequena praça, anexa ao tal hospital, que na verdade, mais parecia um pequeno posto de saúde.

Odimar pôs-se a desatar Nonó do cavalo. Alcebíades amarrou a rédea no poste. O filho, então, pegou a sua mãe no colo e adentrou o portão enferrujado do ambulatório.

O posto de saúde era bem simples, com paredes sujas de barro e marcas de mão. Em volta da porta, havia algumas cadeiras velhas de madeira podre, ocupadas por dezenas de pessoas sentadas, aguardando o atendimento. A fila excedia o número de cadeiras e tomava forma de minhocão, até o portão principal.

Alcebíades cantarolou na porta do ambulatório: - Olaá! Tem alguém aií?

Uma senhora gorda de jaleco branco e óculos aro grosso, apareceu na porta, olhou a situação e pediu que trouxessem a mulher para dentro, causando palavras de revolta na fila.

- O quê foi que aconteceu com ela? – Perguntou a senhora, olhando para o relógio.

- Ela foi mordida por uma cobra coral.

A mulher pediu que Odimar colocasse a enferma no chão gelado do posto, no canto da parede. Todas as macas disponíveis estavam ocupadas por moribundos agonizantes. Ela não seria a única a ser atendida no chão: Uns dez doentes, já lhe faziam companhia.

A mulher do posto tirou a tala do ferimento e sentiu o mau cheiro:

- È... acho que está infeccionando. – Disse ela, dirigindo-se a uma porta, com a palavra “Medicamemto”, escrita a mão, em sua face externa.

- A senhora é a médica? – Perguntou Alcebíades para a mulher, que se ocupava de preparar um medicamento intravenoso.

- Médica? Eu? – Debochou a funcionária. – Meu filho, não aparece um médico por aqui, faz uns dois anos. Mas, temos medicamentos que ainda estão na validade. Isso já basta!

   Preparou o escalpo e pendurou o soro em um prego previamente posto na parede, com esse objetivo. Aplicou o remédio na veia de Nonó, que ainda balbuciava palavras delirantes.

- O mar...o mar...que mato vermelho!

- Pronto! Agora é só esperar a febre baixar. Vai acabar tudo bem! – Disse a funcionária “Bombril”. – Vamos fazer a fichinha dela, então?

De repente, os gemidos dos moribundos foram abafados pelo cantar de pneus, no exterior do posto.

4 comentários:

  1. iiiiiiiiiiiiiii rapá
    quem será?
    quando a merda acalma, ela logo volta a feder de novo
    ou será q não?
    Vamos aguardar o próximo capítulo

    ResponderExcluir
  2. Hmmmmmm!!!! Quando será que teremos todos esses capítulos reunidos em um livro, hein?
    bjs meu querido!

    ResponderExcluir
  3. To achando que essa coitada vai empacotar no próximo capítulo!

    ResponderExcluir
  4. Tô sentindo o gosto ácido de água tratada,
    o trem vai acabar fedendo. Vou ver

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário